top of page

DANIELA (18) é uma rapariga alegre e otimista, que sempre foi dedicada e sempre se esforçou para conseguir o que quer. Mas, neste momento, está um pouco perdida na sua própria vida, sentindo que não tem objetivos. Há oito anos, tinha ela 10 anos, os seus pais divorciaram-se, devido ao alcoolismo do pai. Após o divórcio, a mãe, MARIA (34), conheceu o atual marido, NÉLSON (45), um homem de negócios, dono de um stand de carros de luxo, e mudou-se para Lisboa com ele, levando a Daniela com ela para uma nova vida.

Agora nos seus 18 anos, ao ver o seu namorado, ANDRÉ M. (21), sair da casa dos pais e arranjar uma oportunidade de emprego no ginásio que frequenta há anos, Daniela decide também começar a ganhar a sua independência. Deixa a casa e vizinhança da família, vai viver com o namorado e arranja um emprego num bar universitário, deixando o seu futuro académico para trás. Desde pequena, sempre teve uma ligação muito forte com o seu avô, que sempre a incentivou a esforçar-se e a lutar pelos seus sonhos. Mas agora, afastado da influência do avô, está a começar a esquecer um pouco a dedicação que sempre teve em relação à vida.

Embora a relação entre ela e André tivesse começado muito bem (foi ele que a convenceu a começar a ir ao ginásio e a cuidar do seu corpo), o relacionamento entre eles está a começar a complicar-se. Estão cada vez mais distantes. André é um rapaz que não abdica de uma boa noitada com os amigos, e quando bebe, torna-se violento, não com a Daniela - ela sempre teve o dom de o acalmar -, mas com qualquer outra pessoa que surja, acabando sempre por arranjar confusão na noite. Daniela está a começar a ficar cansada dos problemas do namorado, sentindo até algum rancor em relação a ele por arranjar adversidades sem sequer pensar nas consequências, não pensando nela. É devido ao medo que ela sente de o perder para essa violência com os outros, sejam eles quem forem, e para essa raiva, da qual ela desconhece a fonte, que sempre que ele sai, acompanha-o. Embora também se divirta nessas saídas, a principal razão que a leva a sair é para o proteger de si próprio e o evitar de criar problemas - sem sucesso - impedindo-o de fazer algo que não possa voltar atrás, pois, aconteça o que acontecer ela gosta e sempre gostará muito dele. Ela tenta protegê-lo, abdicando por vezes das suas obrigações no emprego. Isso está a começar a criar um cansaço nela ao qual não consegue fugir. E para se refugiar, bebe.

É no ginásio que Daniela vai conhecer o MIGUEL (22), personal trainer e colega de trabalho do André. Miguel vai-se tornar num desafogo para toda a frustração que ela sente e uma pessoa com quem pode desabafar, por quem vai começar a desenvolver sentimentos para além da amizade.

A MATILDE (23), filha de Nélson, está prestes a casar-se com o seu namorado, MARCO (24). Daniela e Matilde são muito próximas, pois cresceram juntas, depois dos seus pais terem começado a viver juntos. Já licenciada em contabilidade, está agora a tirar o mestrado, enquanto ajuda a madrasta, Maria, na loja de roupa que esta abriu com o pai. E ao mesmo tempo, está a tratar de todos os preparativos para o casamento, que está quase a chegar.

Mas, apenas uma semana antes do casamento, o avô da Daniela morre, devido a um problema cardíaco. Daniela fica triste, mas vai ficar devastada com o que acontece a seguir. O avô, que tinha uma herança considerável, antes de morrer, escreveu um testamento em que lhe deixa toda a sua fortuna e propriedades. E é nessa altura que o pai, JOÃO (35), que nunca foi parte da vida dela, ressurge. Inicialmente vai contestar o testamento do seu pai, o avô de Daniela, mas acaba por desistir e ficar perto de Daniela, com a desculpa de se querer voltar a aproximar da filha. No funeral, conhece a Matilde. E ao sentir a resistência da Daniela em o integrar novamente na vida dela, vai visitar a Matilde à loja e tentar convencê-la a ajudá-lo a aproximar-se da filha. O aniversário de Danielaestá a chegar e Matilde decide organizar uma festa surpresa, convidando o João. Ao mesmo tempo, fruto dos seus conhecimentos contabilísticos, começa a desconfiar das finanças dos dois negócios do pai: o stand e a loja que divide com Maria. E começa a descobrir que algo está errado.

É só no dia da festa que Daniela descobre que o pai está convidado. No entanto, obviamente, o pai não mudou nada. Durante a festa começa a beber cada vez mais e acaba por arranjar confusão, iniciando uma discussão com o atual marido da mãe. Isto só aumenta a revolta que Daniela sente em relação ao pai. Após a confusão ser resolvida, Daniela fala pela primeira vez com o pai, desde que o avô morreu, e este conta-lhe todos os seus demónios: continua a combater o alcoolismo e tem várias dívidas de jogo.

Daniela, com o intuito de ajudar a mãe, publica nas redes sociais fotos dos produtos que ela vende para promover a loja. No seu emprego, Daniela vai conhecer o NUNO (28). Ele trabalha numa agência de modelos e, ao reconhecer a Daniela dos posts com os produtos da loja, aborda-a com uma proposta - que ela se torne numa modelo da sua agência. 

Então, Daniela é confrontada com uma decisão que irá mudar completamente a sua vida: decidir ou não tornar-se modelo. Ela não sabe o que fazer, mas com o apoio da família acaba por aceitar a proposta de Nuno.

VÍTOR (33), um dos managers da agência do Nuno, que conhece a Daniela, pois frequentam o mesmo ginásio, fica encarregue de a apresentar e introduzir ao mundo da agência de modelos. Ao mesmo tempo, para além de se esforçar para ajudar a Daniela, está a começar a ter problemas conjugais. Sente-se preso na monotonia do seu casamento, evitando regressar a casa, no fim do dia, e começando a ir a bares e discotecas, e a ceder às tentações do adultério. Já a sua filha, VERA (18), está prestes a iniciar as aulas na faculdade. Vai começar uma nova etapa da sua vida, fazer novos amigos, ter novas experiências. Contratam-na para o bar onde a Daniela trabalha e é lá que conhece SÉRGIO (18). Eles vão começar uma relação, que vai durar muito pouco devido à pressão de Sérgio. E é aí que ele a vai começar a “seguir”, em todos os sentidos da palavra, ao mesmo tempo que ela descobre as traições do pai.

Dada a proximidade que a Vera e o Vítor estabelecem com a Daniela, os problemas entre o Vítor e a filha acabam por afetar também a Daniela e o progresso da sua carreira.

Esta é a oportunidade da vida de Daniela. Para além destes imbróglios, a situação entre o seu pai e a família começa a complicar-se; a relação com o André começa a deteriorar-se cada vez mais; os sentimentos pelo Miguel começam a crescer; descobre que a proposta do Nuno pode ter segundas intenções; e, a cereja no topo do bolo, descobre ter uma doença cardíaca hereditária.

bottom of page