Formadores de Portugal
| formações desde 2018 a 2023 |
Atriz
Lídia Franco
Maria Lídia Amado Franco de Azevedo e Silva (Lisboa, 23 de março de 1944) é uma conceituada atriz portuguesa que formou centenas de alunos da Ofiact Portugal em 2018.
Recebeu o Prêmio de Interpretação em Televisão e o Prêmio de Interpretação em Rádio no coletivo dos programas de Herman José, e o Prêmio Atriz Revelação pelo Programa "O Tal Canal", atribuídos pelo semanário “Sete” e a revista “Nova Gente”.
Também recebeu o Prêmio Homenagem no 1º Festival do Filme Histórico, na Batalha, em 1993, o Prêmio Verdade da “Revista "Eles e Elas” em 2002, um Globo de Ouro no Coletivo da Série "Cuidado com as Aparências"; um Emmy (nos EUA) pelo Coletivo da Novela "A Outra", e o Prêmio de Mérito das Mulheres Empreendedoras da Europa e África em 2019.
Foi ainda nomeada para os seguintes prêmios:
Prêmio de Melhor Atriz de Ficção e Comédia nos Globos de Ouro 2002 da SIC;
Nomeada para o prêmio Emmy pelo coletivo da Novela "Rosa Fogo".
Ator
António Cerdeira
António Pedro dos Santos Cerdeira (1 de Junho de 1970) é um ator conceituado português que formou alunos da Ofiact Portugal elencos em 2018/2019/2021/2022.
Cursou Formação de Atores na Escola Profissional de Teatro de Cascais e estagiou, sob a direção de Carlos Avilez no Teatro Experimental de Cascais onde integrou o elenco das peças "O Pranto e As Almas e Breve Sumário da História de Deus de Gil Vicente","A Morte de Danton de Büchner", "Auto Das Regateiras de Ribeiro Chiado", "Rei Lear de Shakespeare", "Rei Leandro de Alice Vieira","Lua Desconhecida de Miguel Rovisco","Ensina-me a Viver de Colin Higgins","Alta Vigilância e Os Biombos de Jean Genet".
No Teatro Nacional D. Maria II participou em "As Fúrias de Agustina Bessa-Luís", dirigido por Filipe La Féria e na Fundação Gulbenkian foi um dos intérpretes de "O Amor em Visita – Poesia Portuguesa das Últimas Três Décadas", espetáculo de poesia dirigido por Gastão Cruz. Trabalhou com Luís Miguel Cintra no Teatro da Cornucópia, participando em "A Fabulação de Pasolini" e com Jorge Silva Melo nos Artistas Unidos participou em "A Queda do Egoísta Johan Fatzer de Brecht" (1999). Interpretou também "O Método Grönholm" do autor catalão Jordi Galcerán (2005) dirigida por Virgílio Castelo, Relativamente de Alan Aykbourn (2010) encenada por João Lagarto, Hedda de José Maria Vieira Mendes a partir da obra de Ibsen (2010) encenada por Jorge Silva Melo.
Em televisão desde 1995 até 2023 é dos mais requisitados atores em novelas e filmes de Portugal.
Ator
José Eduardo
José Eduardo Nunes dos Santos mais conhecido como José Eduardo (4 de Agosto de 1945) é um ator português conceituado que formou alunos da Ofiact Portugal elencos em 2022 e 2023.
Conta em televisão com dezenas de projetos como:"Uma Cidade como a Nossa", "A Banqueira do Povo", "Na Paz dos Anjos", "Adão e Eva", "Desencontros", "Primeiro Amor", "As Aventuras de Camilo", "Diário de Maria',"Médico de Família", "Inspector Max", "João Semana", "Pedro e Inês", "Dei-te Quase Tudo", "Quando os Lobos Uivam", "Camilo em Sarilhos", "Paixões Proibidas", "Doce Fugitiva", "Call Girl", "Fascínios", "Caso da Vida", "Conexão", "Deixa que te Leve", "Liberdade 21", "Maternidade", "A Sagrada Família", "Velhos Amigos", "Jardins Proibidos", "Mulheres", "Os Boys", "Excursões Air Lino", "3 Mulheres" e a "A Serra".
No teatro realizou espetáculos como: "Mandrágora", "Do Teatro ao Cais do Sodré", "Conde Barão", "Tambores na Noite", "Woyzek", "Capitão Shell capitão Esso", "Ninguém, de Frei Luís de Sousa", "Os Carabineiros", "A Gaivota", "O Rufia na Escada", "Comédia de Horrores", "A Hora do Lobo", "Herdeiro da Aldeia", "Filoctetes", "A Floresta", "Os Cavaleiros da Távola Redonda", "A Estalajadeira", "Sonho de Uma Noite de Verão", "Valentão do Mundo Ocidental", "Morte de Um Caixeiro Viajante", "Razões do Coração, de Gil Vicente", "Fernando Krap Escreveu-me Esta Carta", "Cenas de Uma Tarde de Verão", "Partitura Inacabada, de Tchecov", "D. Perlimpimpim com Belisa em seu Jardim", "Jantar de Idiotas" e "Sexo".
Ator
Carlos Areia
Carlos Mário Eusébio Areia, mais conhecido por Carlos Areia (31 de Dezembro de 1943), é ator português conceituado que formou alunos da Ofiact elencos em 2022 e 2023.
Fez teatro amador durante vários anos, estreou no teatro profissional em 1981, com a revista "Chá e Porradas" no Teatro ABC. Fez vários espetáculos no Parque Mayer onde se manteve durante aproximadamente dez anos, passando também pelo Teatro Variedades e Maria Vitória.
Foram várias as suas participações em televisão como: "Nós os Ricos", "Milionários à Força","Malucos do Riso", "Morangos com Açúcar", "Ana e os Sete", "Anjo Selvagem", "Aqui não Há Quem Viva" ou "Destinos Cruzados".
Em cinema participou em filmes como:"Ladrões de Tuta e Meia"e "Gabriel".
Atriz e modelo
Oceana Basílio
Oceana Chagas Afonso Basílio (19 de Janeiro de 1979) é uma atriz e modelo portuguesa conceituada que formou alunos na Ofiact Portugal elencos em 2023.
Nasceu a 19 de Janeiro de 1979 em Faro, Sé, filha de Elvino das Chagas Basílio e de Gina Maria das Chagas Afonso
Conta em televisão com inúmeros trabalhos como:"Morangos com Açúcar", "Doce Fugitiva", "Flor do Mar", "Liberdade 21", "Casos da Vida", "Perfeito Coração", "Cidade Despida", "Voo Direto", "Rosa Fogo", "Amor Maior", "Paixão", "Golpe de Sorte", "Nazaré", "A Serra" e "Lua de Mel".
Coreógrafo e Ator
Paulo Jesus
Paulo Jesus, um dos principais Coreógrafos de Teatro e Televisão em Portugal dá formações desde 2021 a 2023.
Como ator participou em “Passa por Mim no Rossio”, “Ceia dos Cardeais”,“Clamor”,“Dino e Sara", "Camilo e Filho", "Sábado a Noite", "Alves dos Reis", "Paródia Nacional", "Cantigas de Maldizer".
Na dança ele tem formação no Ballet Gulbenkian, participou da Companhia de Dança de Lisboa e na Alemanha esteve no Ulmer Ballet Theater. Participou de festivais como Europalia 91 (Bélgica), Dança Klapstuk (Bélgica), Jovens do Mediterrâneo (Espanha), Sowieso (Suíça) e Brugge (Bélgica).
Na televisão como bailarino esteve em produções como:“Concurso 1,2,3”, “Chuva de Estrelas”, “Sábado a Noite, “Obrigado por Tudo”, “Canções da Nossa Vida", “Gala Entrega de Macau a China” entre outras.
Ator
Nuno Homem de Sá
Nuno Frederico Calvo Sierra Homem de Sá (25 de Fevereiro de 1962) é um ator português conceituado que forma alunos da Ofiact Elencos elencos desde 2023.
Conta com vários trabalhos em televisão em Portugal como: "Vila Faia", "Origens", "Roseira Brava", "Jornalistas", "Todo o Tempo do Mundo", "Um Por Todos", "Jardins Proibidos", "Olhos de Água", "Segredo de Justiça", "O Espírito da Lei", "Nunca Digas Adeus", "Sonhos Traídos", "Inspetor Max", "Ninguém como Tu", "Fala-me de Amor", "Ilha dos Amores", "Casamento de Sonho", "A Outra", "Flor do Mar", "Morangos com Açúcar", "Sedução", "Ele Por Ela", "A Mãe do Meu Filho", "Destinos Cruzados", "O Beijo do Escorpião", "A Única Mulher", "Ouro Verde", "Jogo Duplo", "Na Corda Bamba", "Amar Demais", "Festa É Festa" e "Queridos Papás"..