top of page

No Colégio Rio Azul, onde funcionam o 1o, 2o e 3o ciclos, tem início um novo ano lectivo. TERESA (12), CLÁUDIA (12) e MANUEL (13) frequentam o Colégio e, para além de serem da mesma turma, formam também um grupo unido por uma forte amizade. Os três são inseparáveis e, como frequentam também as aulas de dança de SOFIA (18), é comum vê-los dançar por onde passam, seja nos intervalos das aulas, nos tempos livres ou simplesmente num momento fugaz rua fora. No entanto, os três amigos não imaginam o que os espera: quando CAMILA (16), uma promissora cantora, procura as turmas de dança de Sofia para escolher um grupo de dançarinos e dançarinas para o seu primeiro videoclipe, instala-se um clima de competição que irá abalar fortemente a amizade que parecia à prova de tudo. Teresa, Cláudia e Manuel tornam-se rivais e nem as tentativas de mediação e conciliação de Sofia parecem surtir qualquer efeito.

A solicitação de Camila surge como uma oportunidade única que promete proporcionar a Sofia e aos seus alunos e alunas uma experiência nova e espectacular, mas acaba por se tornar quase um pesadelo para todos os que frequentam as aulas de dança, inclusivamente para Sofia: é que para além de se preocupar com a rivalidade nada saudável que começa a crescer entre os seus alunos e alunas, o agente de Camila traz uma coreógrafa para coreografar o videoclipe e afasta Sofia dessas funções, deixando-a triste, frustrada e, principalmente, preocupada com os miúdos, pois a coreógrafa é extremamente rígida e bruta com eles.

Nas aulas de dança de Sofia tem assim início um reboliço de emoções e vontades, que inclusivamente dará origem à intervenção de alguns pais, uns favoráveis à competição e ávidos para ganhar dinheiro com os filhos, outros, pelo contrário, descontentes com o clima nada saudável que se instala nas aulas de dança, assente na exploração dos filhos. Sofia não vai ter mãos a medir com tanto conflito à sua volta e tudo parece perdido, mas, quando não

 

se desiste de lutar por aquilo em que se acredita, a vida encontra formas inesperadas de nos recompensar.

Uma competição bem diferente é a que DIANA (12) e VALTER (13) desenvolvem entre si: os dois são alunos no Colégio Rio Azul, mas não sabem disso nem se conhecem pessoalmente, apenas se defrontam em disputas mano a mano online em jogos do género “Fortnite”. Cada um em sua casa, defrontam-se com frequência, estimulados pelo nível elevado do adversário. As vitórias são bastante bem repartidas, ora ganha Diana, ora ganha Valter, mas os jogos são sempre muito renhidos e disputados até ao limite. Os dois gamers vão construindo em seu redor uma aura de arqui-inimigos e, quando acabam por esbarrar um no outro no Colégio, a rivalidade entre ambos promete crescer ainda mais. No entanto, Diana e Valter vão perceber aos poucos que, afinal, a competição que os alimenta tem uma forte componente de atracção um pelo outro, e, recusando-se a aceitarem tal coisa, vão tentar até ao limite resolver tudo um com o outro no plano do gaming. Resta saber se conseguem.

O Colégio Rio Azul conta também com uma equipa de futebol masculino e outra de futebol feminino. Este ano, ambas as equipas terão um novo mister: ISABEL (30), a nova professora de Educação Física. Se o facto de ter uma treinadora é motivo de satisfação e entusiasmo para a equipa feminina, o mesmo não se pode dizer da equipa masculina, que não acredita que uma mulher possa perceber o suficiente de futebol para conduzir a sua equipa à vitória no torneio interescolar levado a cabo todos os anos pelo Colégio Rio Azul em parceria com outras escolas.

INÊS (11) e CATARINA (9) fazem parte da equipa de futebol feminina e são das suas melhores jogadoras. As duas são amigas e partilham o que de mais importante acontece nas suas vidas. Inês é viciada em séries e discorre abundantemente com a amiga sobre os seus actores e actrizes preferidos, vivendo em pura alegria e descontracção, mas salta-lhe a tampa quando

 

Catarina sofre bullying por parte de uma colega de turma e não hesita em fazer o que for preciso para a defender.

No que à equipa de futebol diz respeito, Inês e Catarina conduzirão o grupo a uma senda de excelentes resultados, sob a orientação da professora Isabel, que respeitam e admiram. Pelo contrário, a equipa de futebol masculino irá enfrentar grandes dificuldades no torneio anual, pois o grupo de rapazes, liderado por SÉRGIO (11) e MIGUEL (10), não cumprirá as instruções tácticas da treinadora e em campo os resultados reflectem isso mesmo. Sérgio será o principal instigador do grupo contra Isabel, que se verá em inesperados problemas ao ser confrontada pelo pai insatisfeito de um dos alunos, o qual questionará os métodos dela não apenas como treinadora mas também como professora.

Uma etapa decisiva do torneio anual de futebol interescolar será numa escola no Porto. Isabel e as duas equipas de futebol deslocam-se à cidade invicta para alguns dias de competição. Como habitualmente, a equipa feminina faz um brilharete, mas o oposto acontece com a equipa masculina, que se vê em maus lençóis e à beira da eliminação na prova. Acaba por ser Miguel, bem mais comedido e sensato do que Sérgio e percebendo que a equipa não está a funcionar porque está mais centrada em fazer frente à treinadora do que em jogar futebol, que enfrenta o colega de equipa e tenta puxar o grupo para que acatem as instruções de Isabel. O grupo parece inclinar-se para dar razão a Miguel, mas Sérgio não facilita e a continuidade da equipa masculina no torneio fica severamente ameaçada.

Miguel é também youtuber, dividindo-se entre a paixão pelo futebol e pela comunicação online. O seu melhor amigo é TIAGO (9), um youtuber que gosta de se divertir com aplicações do género “Animojis” e que imita não só o seu irmão MARCO (18), como também actores e cantores famosos e outros youtubers. Marco é também ele um yutuber e dedica-se principalmente a fazer o unboxing dos mais variados gadgets e produtos. A forma original e divertida

 

como o faz rende-lhe já milhares de seguidores. Tiago adora e admira o irmão e o seu sonho é ter tantos seguidores como ele. A sua faceta extremamente comunicativa, enérgica e divertida faz de Tiago uma peça única no “museu” de personalidades que é o Colégio Rio Azul, o qual promete trazer a Talent muitos momentos de pura diversão, mas também outros de reflexão.

Título 2

bottom of page